Com a vinda de turistas, também aumenta a produção de resíduos sólidos em Balneário Camboriú. Por isso, o Município reforçou os trabalhos de limpeza urbana e coleta de lixo. A equipe de coleta de lixo orgânico e seletiva ampliou 40%. A coleta de resíduos sólidos, que na baixa temporada possui 84 profissionais, está com 118 pessoas. Já a limpeza urbana, passou de 198 para 259 operários. Somente na limpeza das praias, a equipe foi ampliada de 34 para cerca de 60 pessoas.
“O turista que chega a Balneário Camboriú quer ser bem recebido, e uma cidade limpa é condição fundamental para que eles gostem de estar aqui e retornem à nossa cidade. Por isso, esse acréscimo no quantitativo de funcionário operacionais de limpeza urbana é fundamental”, falou o secretário de Planejamento, Edson Kratz.
Os dias da coleta de lixo também foram ampliados. Na região central, onde a coleta é realizada de segunda a sábado, também será realizada aos domingos, a partir deste fim de semana. E na região da Interpraias, a coleta que é realizada segunda, quarta e sexta, foi ampliada para coleta diária nos grandes geradores (restaurantes, hotéis, etc), inclusive aos domingos.
Além da coleta diária na região central, mais três veículos estão circulando somente nas Avenidas Atlântica e Brasil, sendo um no turno da 6h às 14h20 e dois das 14h20 às 22h35, durante toda a temporada. Esses veículos fazem a coleta das lixeiras plásticas e dos resíduos da limpeza de praia e varrição das ruas.
Já a equipe de capina mecanizada, que também faz pintura de meios-fios, limpeza de boca de lobo e roçada, já tem um cronograma anual que não se altera durante a temporada, salvo quando há necessidade de alguma intervenção emergencial, por exemplo, ressacas ou grande quantidade de algas na praia.