O Dia D de Mobilização Contra a Dengue ocorrerá na manhã deste sábado (13), em diversos pontos da cidade de Balneário Camboriú. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a ação conta com o apoio de entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
A concentração dos participantes será a partir das 9h, na Praça Higino João Pio, no Centro. Lá, serão distribuídas camisetas personalizadas e o material para a panfletagem. A distribuição de panfletos, junto com orientações, será feita em avenidas movimentadas da cidade, além de pontos como Barra Sul, Pontal Norte, Praça do Pescador e rodoviária.
Em paralelo a essas ações, o departamento de Vigilância Ambiental dará continuidade aos mutirões de inspeção, dessa vez na Região Central de Balneário Camboriú.
Saiba como proceder em caso de sintomas:
Caso apresente dois ou mais sintomas como: cefaleia, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, procure atendimento imediatamente. Balneário Camboriú possui três unidades 24h de portas abertas à população que precise de atendimento urgente: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – Bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios).
Aqueles que residirem na cidade e possuírem cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue (Avenida Palestina, nº 150 – Nações) ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, passarão por triagem que definirá o nível de urgência para atendimento.
Após a triagem, há o atendimento clínico. Nele, o paciente é avaliado por um médico, que poderá prescrever o exame de sangue para definir se está com dengue.
Em caso positivo para a doença, remédios para alívio de sintomas são prescritos, além de hidratação e repouso. Em caso de piora no quadro, o recomendado é retornar à unidade.
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.