Mais de 2 mil profissionais da área da Educação de Balneário Camboriú participaram, nesta quinta-feira (20), de uma capacitação de segurança, fornecida pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar. Os profissionais foram divididos em diferentes grupos: o primeiro, participou da capacitação no período da manhã. Já no segundo, no período vespertino.
Estiveram presentes no evento, funcionários da Rede Municipal, Estadual e particular de Balneário Camboriú. O objetivo foi a preparação para que saibam como agir em casos emergenciais de violência dentro das escolas preservando, dessa forma, a integridade física de alunos, professores e demais profissionais.
“Estamos trabalhando na ampliação de tecnologia e na vigilância nas escolas de nosso município. Além disso, vamos colocar os pais no debate, já que a Educação não é responsabilidade apenas dos professores em sala de aula. De maneira sistêmica vamos enfrentar a situação e impedir que monstruosidades como a que aconteceu em Blumenau tenham continuidade”, ressaltou o prefeito Fabrício Oliveira.
Entre as medidas que estão sendo tomadas pelo município para fazer frente a demanda de segurança escolar, está a contratação, em andamento, de empresa especializada em vigilância armada das escolas da Rede Municipal de Ensino. No total, serão 50 guardas para todas as unidades de ensino.
Desde o atentado à creche de Blumenau, além da presença de profissionais da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito nas escolas da rede, as rondas foram intensificadas no entorno das unidades, foi testado e aprovado botões do pânico em 80% das unidades escolares municipais, houve formação inicial de gestores das escolas da rede.
Também constam nas medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura a implementação de sistema integrado de monitoramento por câmeras ligados a uma central que contemple todas as unidades escolares do município e a implementação de controle de acesso escolar através de reconhecimento facial, bem como instalação de detectores de metais na entrada das unidades escolares.