Um encontro entre a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, no início da semana, selou a parceria entre as duas entidades na elaboração e formação da grade curricular para a introdução, a partir de 2024, da disciplina Inovação Educacional e Tecnológica. O encontro, que ocorreu na tarde de segunda-feira (10), na Univali Campus Balneário Camboriú, contou com a palestra do professor da Universidade, Doutor na área de Informática na Educação, André Raabe, que apresentou aos professores da Rede Municipal, o caminho a seguir para a introdução da nova disciplina.
“Que a Tecnologia mudou as nossas vidas, não é novidade para ninguém, mas, educar nossas crianças e adolescentes para o melhor uso possível de todos os recursos tecnológicos, é o grande desafio. E essa é uma das missões da escola, pois inúmeras oportunidades empreendedoras em todas as dimensões de nossas vidas, nos são apresentadas todos os dias pelo meio tecnológico. Dai a importância da introdução, no dia a dia, da nova disciplina Inovação Educacional E Tecnológica no Currículo Escolar”, explica a diretora do Departamento Técnico Pedagógico do Ensino Fundamental, Nilzete Teixeira.
Para que essa mudança ocorra está sendo criado um grupo de estudos de aproximadamente 50 profissionais que envolve os técnicos em Informática da Rede Municipal, um membro do Conselho Municipal da Educação – Conseme, representantes municipais do Ensino Fundamental I e II e Pré-escola, e Educação Infantil; especialistas da Univali e da Secretaria de Educação que farão, ao longo do ano, o estudo para a formação da grade de conteúdo e a forma como ela será introduzida na grade curricular. “Essa introdução poderá ser de forma transversal ou como uma nova grade curricular”, acrescenta Nilzete.
Para essa nova pasta serão aproveitados os recursos tecnológicos já existentes nas unidades. Concluído os estudos feitos pelo grupo de profissionais, caberá ao Conseme a análise, avaliação e aprovação da grade curricular com a nova disciplina Inovação Educacional e Tecnológica. “Com esse estudo e proposições atenderemos uma necessidade de toda comunidade escolar, e principalmente dos nossos alunos e profissionais da Educação de Balneário Camboriú”, pontua o secretário de Educação, Marcelo Achutti.