A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Obras de Balneário Camboriú, efetuou a instalação de contentores de resíduos comuns (orgânicos e rejeitos) no Bairro das Nações (ruas entre a Avenida Palestina e Avenida do Estado). Cerca de 200 unidades foram instaladas somente nesta localidade. Na cidade, esses contentores também estão presentes na Região Sul e no bairro dos Estados, com mais de mil instalações.
Estes contentores possibilitam uma coleta mais rápida e segura para todos os coletores. Cada equipamento tem capacidade de até mil litros, e o esvaziamento é feito de maneira automatizada três vezes por semana, no mesmo horário dos recolhimentos usuais.
Os contentores são utilizados somente para o descarte de resíduos orgânicos e rejeitos, os materiais recicláveis continuarão sendo coletados no serviço porta a porta e, os demais descartes são coletados de acordo com o calendário de resíduos volumosos*. A implantação dos contentores ajuda a manter a cidade limpa, evita entupimentos de bueiros, e a população pode fazer o descarte do resíduo domiciliar em qualquer horário do dia.
“Além de serem melhores visualmente, os contentores vêm para facilitar a coleta de resíduos, uma vez que o caminhão só precisará parar nos pontos em que estiverem. Essa é uma tendência mundial, já utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos, e agora aqui, em Balneário Camboriú”, diz o secretário de Obras, Osmar de Souza Nunes Filho (Mazoca).
Para que a coleta mecanizada seja eficiente, a população não deve mudar o contentor de lugar, nem jogar produtos recicláveis, entulhos, aparelhos eletrônicos e restos de construção. O ideal ao fazer o descarte, é utilizar sacos plásticos para evitar maus odores e a proliferação de insetos.
Em caso de dúvidas, sugestões e solicitações, entre em contato por meio do número (47) 3169-2900.
*Confira o calendário de coleta de volumosos, recicláveis e comuns em Balneário Camboriú nos links https://reciclabc.com.br/coleta/ e https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/ e da imagem em anexo.