Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente contra a Covid-19 passa a ser oferecida para todos os grupos prioritários a partir desta segunda-feira (20), em Balneário Camboriú. A determinação antecipa mais uma fase da vacina, que contempla pessoas com deficiências permanentes e população privada de liberdade.
Podem receber a vacina bivalente: Idosos de 60 anos ou mais de idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
As doses da vacina bivalente estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (com exceção da UBS Central, que não fecha para o almoço). No caso das gestantes, faz-se necessária a entrega de prévia autorização médica para o recebimento da dose. Para os demais grupos, é necessário apresentar documento que comprove a prioridade (comprovante de trabalho na área da saúde, laudo médico ou RG, por exemplo).
A vacina bivalente protege o organismo contra o vírus original da Covid-19 (Sars-CoV-2) e também contra as suas diferentes cepas, sendo uma versão atualizada das vacinas anteriores.