Com os recentes casos confirmados de meningite em Santa Catarina, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, orienta alguns cuidados para a população em relação à doença. No momento, há três pessoas internadas com meningite na cidade. Uma delas é moradora de Balneário Camboriú, enquanto as outras duas residem na cidade vizinha de Camboriú.
A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), que pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. Também pode ser causada por agentes químicos, como medicamentos.
Os principais sinais e sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas. Ao notar esses sintomas, o recomendado é procurar imediatamente assistência médica na unidade de saúde mais próxima. Quanto mais rápido é feito o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento, que é feito com base no agente causador da doença.
Há várias formas de prevenção da meningite, como manter os ambientes bem ventilados, lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas e evitar aglomerações. Entretanto, a Secretaria de Saúde salienta que, a maneira mais eficaz de prevenção é manter o esquema vacinal em dia.
“O mais importante é mais uma vez chamar a atenção dos familiares sobre a importância da prevenção. Temos vacinas de rotina preconizadas pelo Ministério da Saúde disponíveis nas salas de vacinas conforme faixa etária”, salienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Ribeiro.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece várias vacinas que previnem a doença desde o nascimento da criança, todas elas presentes nas Unidades Básicas de Saúde do Município. São elas: Vacina Pentavalente, Vacina Pneumocócica 10 valente conjugada, Vacina Meningocócica C conjugada, Vacina BCG e Vacina ACWY. Para fazer a atualização do esquema vacinal para as crianças, basta comparecer à unidade mais próxima com a carteirinha de vacinação em mãos.