Iniciado em setembro de 2022, o diagnóstico da arborização urbana de Balneário Camboriú identificou 7.089 árvores até a última semana de fevereiro. O número corresponde a 94,5% da expectativa do Município, indicativo de que existem mais árvores do que se esperava no início do levantamento.
O trabalho, com previsão de término para metade de março, também aponta que 64,9% das árvores diagnosticadas até o momento são de pequeno porte, ou seja, têm até seis metros de altura. Entre as espécies mais encontradas estão o sombreiro (1.258 exemplares), seguido de palmeira-real (362), quaresmeira (315) e o jerivá (268).
Outro resultado do diagnóstico foi a identificação de 231 árvores mortas, que serão substituídas, e 5.210 novos pontos para plantio.
O relatório parcial do levantamento foi entregue à Secretaria do Meio Ambiente pela Arboran Atividades Paisagísticas e Meio Ambiente LTDA, empresa responsável pelo serviço.
Com o diagnóstico, cada árvore dos espaços públicos urbanos terá um relatório 360º, no qual constarão altura, porte e origem, além de informações sobre a existência de algum tipo de praga ou problemas físicos estruturais. O levantamento também indicará se existe necessidade de substituição, supressão ou poda. Para cada árvore morta localizada, haverá a indicação de cinco novos pontos potenciais para plantio, levando em consideração fiação elétrica, tubulações de gás, água e esgoto, tamanho do passeio, acesso de veículos e demais obstáculos.
As informações obtidas serão hospedadas em um software desenvolvido pela empresa, com a possibilidade de atualizações de informações futuras e gestão de dados pela Secretaria do Meio Ambiente.