O Barra FC conquistou seu primeiro ponto no Campeonato Catarinense 2023 em um empate com o Concórdia, por 0 a 0, no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia, neste domingo (22). Na etapa inicial, o Pescador foi melhor e perdeu quatro chances claras, com Rafael sendo o principal destaque dos 45 iniciais. No segundo tempo, o goleiro Ewerton, do Barra FC, foi o nome da partida, defendendo, inclusive, um pênalti.
Na próxima rodada, na quinta-feira (26), o Pescador volta a campo, desta vez, em seus domínios, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. O adversário no meio da semana será o Atlético Catarinense, caçula desta Série A Catarinense 2023.
Como era de se esperar, o Barra FC iniciou a partida sentindo o jogo, com o Concórdia tendo o domínio da bola nos dez primeiros minutos. A equipe do Oeste tentava chegar em jogadas pelo lado, mas sem ameaçar à meta de Ewerton. O Barra FC começou a se soltar na partida e a levar mais perigo que os mandantes. Primeiro, Muriel em uma finalização de esquerda, dentro da área, obrigou Rafael a defender de forma firme. Na sequência, após roubo de bola no campo ofensivo, Felipe Baiano finalizou de fora da área e, novamente, Rafael salvou o tento do Pescador.
O goleiro do Galo do Oeste seguia fazendo grandes defesas, desta feita impediu o gol de Silas, após uma bomba de fora da área. Na cobrança de escanteio, Rafael salva mais uma vez, em chute de Hugo Almeida dentro da área. Nos acréscimos da etapa inicial, a bola insistiu em não entrar. Primeiro, com chute de Hugo Almeida, defendido por Rafael. No rebote, Felipe Baiano finalizou mascado e a zaga tiro em cima da linha. E deu tempo para o Pescador perder mais uma chance: Hugo Almeida, de cabeça, após cruzamento de Muriel, viu a bola passar raspando à trave, com o arqueiro já batido.
No intervalo, o Concórdia promoveu três alterações e voltou a pressionar. O Barra FC adotou postura cautelosa e chamou o rival para cima. Isso levou o Pescador a sofrer um gol, mas anulado pela bola ter pegado na mão do atacante adversário. Aos 12 minutos, o Concórdia teve uma penalidade ao seu favor. Jackson foi na cobrança e o goleiro Ewerton fez uma grande defesa.
Se o primeiro tempo foi de Rafael, o segundo foi do goleiro Ewerton, que operou um milagre em um cabeceio do zagueiro Perema, evitando o tento adversário. O Barra FC levou perigo em um escanteio, cobrado por Marcelinho e que passou por Thiago Sales, Wesley e Hugo Almeida, sem que ninguém encostasse e empurrasse a bola para o fundo das redes. O Concórdia ainda seguiu pressionando, mas Ewerton se tornou no grande destaque da partida, operando alguns milagres e mantendo a partida sem gols.