O paratleta Elias Figue Diel de Balneário Camboriú, conquistou bicampeonato mundial de parasurfe, no ISA World Parasurfing Championship, a competição internacional mais importante do surfe adaptado. O evento aconteceu neste sábado (10), em Pismo Beach, na Califórnia (EUA).
Figue venceu a bateria final com somatório total de 13.04 pontos, na frente do francês Thomas da Silva (11.50 pontos), do australiano Kirk Watson (10.16) pontos e do alemão Ben Neumann (5.24) pontos.
O ISA World Parasurfing Championship, celebrou sua maior edição de todos os tempos, com mais de 180 dos melhores Para Surfistas do mundo, representando 28 equipes nacionais e 9 classes diferentes de surf adaptado.
Figue perdeu a visão aos 16 anos em um acidente de carro. Além do surf, também é faixa preta em jiu-jitsu, e, o primeiro deficiente visual a escalar o Yosemite National Park na Califórnia. No Campeonato Mundial e nos treinos diários nas praias de Santa Catarina, quem o acompanha na água é o surfista Bruno Barbieri.