Com a finalidade de elaborar fitoterápicos e atender a alta demanda por esses produtos, o departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de Balneário Camboriú, aceita a doação de plantas medicinais. O pedido se estende para a comunidade local e de cidades vizinhas, que tenham em suas casas plantas medicinais e possam doar.
O interessado em doar deve ir até o departamento de Fitoterapia, localizado no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (final da Rua Angelina, Bairro dos Municípios), de segunda a sexta-feira, de preferência no período da manhã. As plantas mais utilizadas são: guaco, espinheira-santa, cavalinha, alcachofra, melissa, salva-limão, hortelã, entre outras.
“É muito importante que a comunidade faça doações, acredito que isso incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo. Em outubro, recebemos uma doação de 5,450 quilos de guaco. Com essas ervas é possível fazer tinturas, xarope, chás, pomadas e entregar às pessoas que necessitam”, disse o diretor do departamento de Fitoterapia da SEMAM, Robson Bez.
Caso o doador não consiga entregar as plantas, uma equipe da SEMAM pode ir buscar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3267-7080.