A Comissão Parlamentar Especial de acompanhamento do transporte público municipal do Legislativo de Balneário Camboriú fez sua quarta reunião de trabalho nesta segunda-feira (07/11).
A comissão foi criada pelo Requerimento 21/2022, com a finalidade de compreender o funcionamento da atual concessionária do transporte coletivo, a metodologia de custeio, adequações necessárias para o melhor atendimento dos usuários e viabilidade da prestação de serviços pela concessionária.
Atualmente, é composta pelos vereadores Eduardo Zanatta (PT), presidente; André Meirinho (Progressistas), relator; Marcelo Achutti (MDB), membro; Anderson Santos (Podemos), membro, que ocupa a vaga deixada pelo vereador suplente Chaves Júnior (Podemos); e Cristiano (PL), membro, que ocupa a vaga deixada pelo vereador suplente Nelson Oliveira (PL).
Nesta segunda-feira, a comissão recebeu Rodrigo Guilherme Gurzinski, sócio-administrador da PGTur, empresa que atua no transporte coletivo do município.
Gurzinski falou sobre as expectativas da PGTur em relação a demanda dos usuários pelos serviços de transporte, que não atingiram os objetivos previstos pela empresa, ocasionado dificuldades na manutenção econômica do transporte. Ele salientou que foi implantado a bilhetagem eletrônica, e que os usuários estão usando o aplicativo “Bilhete Digital-Onboard” para ter o georreferanciamento (localização precisa) dos ônibus, recarregar créditos e utilizar a passagem em QR Code para entrar no ônibus. Segundo Gurzinski, 60% dos passageiros utilizam o aplicativo e 40% usam dinheiro para pagar o transporte.
Após a fala de Gurzinski, os vereadores Meirinho (relator) e Zanatta (presidente da CPE) fizeram colocações e questionamentos, que foram respondidos pelo sócio-administrador.