A FG Empreendimentos traz para Balneário Camboriú uma alternativa inovadora, limpa e consciente de mobilidade para que todos possam se movimentar e aproveitar. Em parceria com a GoMoov, a empresa insere no mercado um novo modal, um sistema de transporte elétrico compartilhado. São bikes elétricas que estarão disponíveis em pontos, chamados de parking zones (estações para as bikes), distribuídos inicialmente entre Barra Norte e Barra Sul, em frente a alguns empreendimentos FG, espaços públicos da cidade e também estabelecimentos privados, como farmácias e mercados, por exemplo.
A inserção desse modal não poluente é um presente para toda a população e conta com anuência da Prefeitura de Balneário Camboriú, estando o serviço adequado ao Decreto nº 9.413/2019, referente às bicicletas elétricas não equiparadas a ciclomotores. Dessa forma, fica permitida a circulação em ciclovias e ciclofaixas e com o uso de capacete. O presidente da FG Empreendimentos destaca que esse projeto será muito importante para o destino Balneário Camboriú porque irá melhorar a mobilidade e atenderá uma parcela da população, que tem dificuldades em utilizar bicicletas normais em seus deslocamentos pela cidade. “Cada vez mais temos modais alternativos. Acompanhamos as tendências globais e sabemos da importância das bikes elétricas, mais democráticas e sustentáveis. Além disso, nossa preocupação com vida saudável e com a melhoria da qualidade de vida da população tem total sinergia com esse novo projeto ”, explica o empresário Jean Graciola.
Segundo o estudo “Micromobilidade no sul global”, o uso de bicicletas compartilhadas no Brasil teve um aumento de 400% nos últimos dez anos. O sistema compartilhado tem o objetivo de atender diversos perfis de utilização com as e-bikes nas estações. Todo o serviço da GoMoov é intuitivo. Disponível nos sistemas operacionais Android e iOS, basta baixar o aplicativo, cadastrar o número de celular e aguardar o SMS de confirmação. Para alugar o equipamento é necessário cadastrar o cartão de crédito e verificar no mapa do app onde os veículos estão disponíveis, pois em se tratando de um sistema dockless (sem estação fixa), os modais estão em constante movimento, atualizados em tempo real no app.
Inicialmente serão disponibilizados 50 equipamentos e, até julho de 2023, serão inseridas mais 100 bikes elétricas, atendendo a demanda. “Esse é um sistema de mobilidade econômica e sustentável e que oferece solução ao trânsito de Balneário Camboriú”, comenta o presidente da FG, Jean Graciola.
De acordo com o CEO e co-fundador da GoMoov Mobility System, Jean Cardoso, a startup quer mudar o conceito de mobilidade urbana no Brasil. “Nosso objetivo é tornar a vida das pessoas mais fácil e o caminho que escolhemos foi o de integrar e melhorar o ecossistema de transportes das cidades. Vamos transformar o modo de ir e vir”, diz. E completa: “Existem iniciativas semelhantes rodando em cidades como Los Angeles, Pittsburgh, Cidade do México, Montreal, Helsinque e Buenos Aires, mas em muitos desses casos trata-se de uma iniciativa do Poder Público. Nenhum destes, porém, é elétrico e multimodal. Para países em desenvolvimento, é o modelo mais adequado para estimular novos hábitos de mobilidade”, ressalta o CEO da GoMoov.
A parceria também fortalece o ecossistema de sustentabilidade da FG, seguindo preceitos de ESG e também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU, agenda 2030, principalmente no ODS 11, que aponta diretrizes para Cidades e Comunidades Sustentáveis. Com essa nova ação, a construtora passa a atuar em 13 dos 17 ODSs.
“Essa será uma iniciativa piloto e a nossa proposta é ampliar áreas de cobertura do modal. Ao focarmos no desenvolvimento do destino, temos também que olhar atentamente para projetos que criem novas possibilidades para a comunidade”, comenta o presidente da FG.
O serviço está disponível para uso em Balneário Camboriú a partir deste sábado, 08 de outubro, 14 horas. E para marcar o start do projeto, a equipe FG se juntou a célebres convidados para pedalar juntos pela orla. Participam da ação o fundador da FG, Francisco Graciola; o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira; e o CEO da GoMoov, Jean Cardoso, e os diretores da FG, Altevir Baron e Dayana Feitosa, além da comunidade e colaboradores da FG.
O empresário Francisco Graciola declarou ser uma honra poder investir nessa cidade, principalmente em um modal que foque em saúde e desenvolvimento sustentável. “E gratificante ver a prefeitura nos permitindo abrir novos caminhos e continuarmos assim investindo em Balneário Camboriú”.
O prefeito Fabrício de Oliveira agradeceu a parceria e destacou que, além de todos os predicados que Balneário Camboriú apresenta, a cidade tem sido exemplo saudável dos frutos entre a parceria entre o público e o privado. “Esse novo sistema vem para coroar a nossa mais recente conquista: Balneário Camboriú conquistou o primeiro lugar do Brasil em políticas de sustentabilidade e o município terá em breve a maior malha cicloviária, proporcional, do país. Esse ato proporcionado pela FG é uma grande ação de educação ambiental e de exaltação a nossa micromobilidade”.