Começou nesta segunda-feira (12), no Bairro Estaleirinho, o confinamento dos participantes do Programa “Perder para ganhar”. Os integrantes do programa ficarão até o dia 16 de setembro passando por uma rotina que envolve reeducação alimentar e atividades físicas e mentais visando a perda de peso.
O Programa foi lançado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, no último dia 22 de agosto. O Perder para Ganhar é um projeto-piloto de combate à obesidade que, inicialmente, está auxiliando e incentivando funcionários da prefeitura que estão com sobrepeso ou obesos. Esses, ao longo do programa, receberão atendimento de 11 profissionais especializados na área de nutrição, psicologia, psiquiatria, medicina geral, entre outros.
“Iniciamos o “Perder para Ganhar” como um programa-piloto para lidar com um problema que afeta a vida de muitas pessoas, que é a obesidade. Vamos acompanhar com toda atenção e cuidado, com profissionais de saúde, médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, este grupo para, num segundo momento, ampliar o programa para toda a comunidade. Tratar da obesidade e dos seus efeitos vai se tornar em Balneário Camboriú uma política pública, que, consideramos, será muito bem-vinda por quem necessita desse tipo de atendimento”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
No primeiro dia de confinamento, os participantes receberam uma aula de pilates de solo, ministrada pela fisioterapeuta Thais Rodrigues Campos. Ela explica que está aplicando exercícios de alongamento e fortalecimento, além de evitar que os participantes sintam dores musculares. “Minha função é melhorar a postura deles e não deixar que tenham lesões, já que não estão acostumados a fazer exercícios”, detalha.
A criação do “Perder para ganhar” surgiu com a intenção de salvar vidas por meio da reeducação alimentar, nova proposta de vida saudável, postura física e estrutura cerebral. A Secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, diz que o objetivo é que os participantes fiquem em uma imersão profunda para que a postura diante da comida e da vida deles mude.
“Desde o dia 10 de julho estamos na luta. Todo dia é uma conquista. Com esse confinamento, virão mais conquistas, pois estão todos no mesmo lugar”, pontua a secretária.
Nesta etapa do confinamento, os oito participantes do programa estão em uma casa no bairro estaleiro recebendo todo atendimento necessário e planejado para auxiliá-los a manterem o foco na reeducação alimentar, realização de atividades físicas e novos hábitos.
O programa “Perder para ganhar” encerra no dia 10 de dezembro. Após essa data, os participantes terão atendimento quinzenais com médicos e psicólogos. E para 2023 este programa será ampliado para toda a população de Balneário Camboriú interessada, visando a melhoria da saúde física e mental das famílias.