Seis anos após ser inaugurada, a Passarela da Barra passará por reforma. Na tarde desta quinta-feira (1º), foi assinada a ordem de início dos serviços na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A reforma começará na segunda quinzena de setembro, a cargo da Incorporadora Gran-Pará Ltda., empresa vencedora da licitação aberta com esse propósito. Passarão por obra as pontas da passarela, cujos pisos ganharão revestimento cerâmico com o objetivo de abrir futuramente as duas áreas para a circulação de pedestres. Com previsão de durar cinco meses, a reforma inclui ainda, além de outras intervenções, a impermeabilizações de lajes/corredores; drenagem das escadarias; substituição das portas corta-fogo; reparos nos degraus das escadarias; instalação de rodapés cerâmicos; pintura interna e externa; conserto das fissuras e trincas em alvenaria; forro da passarela; consertos de calhas e rufos; reforma geral nos banheiros e limpeza externa.
Durante os trabalhos, a Passarela da Barra não ficará interditada ao público. Após a reforma, a Secretaria de Turismo, responsável pela obra, planeja que as duas pontas da estrutura sejam usadas também para eventos e exposição de arte.
Conhecido oficialmente como Passarela Estaiada Manoel Fermino da Rocha (em homenagem ao primeiro balseiro do Rio Camboriú), o local foi inaugurado em 7 de setembro de 2016 para ser uma opção de travessia sobre o Rio Camboriú, ligando o Bairro da Barra à Barra Sul. A estrutura tem 189,6 metros de comprimento por 11 de largura em vão livre e altura equivalente a um prédio de nove andares.