O plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou três projetos na sessão desta quarta-feira (31/08), a última do mês de agosto.
A ordem da pauta foi invertida a pedido do vereador Omar Tomalih (Podemos), com anuência do plenário.
Assim, o primeiro projeto votado foi o 103/2022, do vereador André Meirinho (Progressistas) e subscrito por mais onze vereadores, que foi aprovado por unanimidade, seguindo para sanção do prefeito.
A proposição denomina de “Deck Balthazar Pinto Corrêa” a passarela localizada ao norte da orla da Praia Central de Balneário Camboriú. A passarela tem 810 metros de extensão e possui luminárias, mirantes e escadas de acesso às praias do Canto e do Buraco.
De acordo com a justificativa do projeto, Balthazar Pinto Corrêa foi o pioneiro daquela área, e o único sesmeeiro no território de Balneário Camboriú. Ele recebeu de Dom Pedro I a Carta de Sesmaria para ocupar oficialmente uma gleba de terra no canto norte da praia e começar o povoado, no dia 6 de setembro de 1826.
Projeto de Lei Complementar 09/2022
O Projeto Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementar 09/2022, do Poder Executivo, altera e acrescenta dispositivos às Leis 3.428/2012 e 1.069/1991 e à Lei Complementar 12/2015, com o objetivo de promover adequações e atualização das referidas legislações.
Conforme a justificativa do projeto, ele visa promover a vedação de concessão de triênio e licença-prêmio para os novos servidores que vierem a ser admitidos no serviço público após a alteração legislativa (a partir de 1º de janeiro de 2022).
A proposição também estabelece que, para os professores e especialistas que ingressarem no serviço público municipal após 1º de janeiro de 2022, as gratificações de função, pelo exercício em escola de difícil acesso e de dedicação exclusiva, terão sempre como base de cálculo o valor do piso do magistério municipal.
O projeto foi aprovado com dez votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção, e a Emenda 01, também do Executivo, pela unanimidade dos vereadores. Desta forma, o projeto seguirá em tramitação no Legislativo para votação da redação final.
Antes da discussão do projeto e da emenda, o plenário rejeitou um pedido de adiamento da votação, feito por André Meirinho, com nove votos contrários e oito favoráveis.
Projeto de Lei Ordinária 98/2021
O PLO 98/2021, do vereador Omar Tomalih, institui medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher em bares e estabelecimentos noturnos, e foi aprovado com 15 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, seguindo agora para sanção do prefeito.
A proposição determina que “o auxílio à mulher em situação de risco será prestado pelo estabelecimento imediatamente após a solicitação da vítima, que receberá a oferta de acompanhamento até veículo ou outro meio de transporte, bem como disponibilização de auxílio para acionar as forças de segurança pública competentes”. São situações de risco contra a mulher, segundo o PLO, toda e qualquer ação que envolva violência física, psicológica, sexual, dano moral e patrimonial.
Confira no quadro ao final da matéria as deliberações dos outros projetos e pareceres constantes na pauta da sessão. Leia o relatório das votações clicando aqui, e a relação das moções aprovadas e das indicações encaminhadas, aqui.
Entrega de moções
No início da sessão, foi feita a entrega de três moções.
As de número 275/2022 e 276/2022, do vereador Dudu Mafra (PL), são de aplauso às equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Balneário Camboriú e do Estado de Santa Catarina, pelos relevantes serviços prestados no combate à Covid-19 no município.
Após a entrega, o diretor-geral do SAMU de Santa Catarina, Miguel Paulo Duarte Neto, fez uso da tribuna e apresentou alguns números dos atendimentos prestados pelo serviço no estado em 2022.
A terceira moção entregue foi a 144/2021, do vereador Gelson Rodrigues (Cidadania), de congratulações ao senhor Thomas Lee, pela passagem do Dia do Garçom, comemorado em 11 de agosto.
PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DE 31.08.22
O projeto institui o Sistema Municipal de Compartilhamento Interno de Dados.
Autora do parecer: Comissão de Justiça e Redação do Legislativo
Autor do projeto: vereador Kaká Fernandes (Podemos)
Rejeitado
Obs.: o projeto seguirá e tramitação no Legislativo
O projeto dispõe sobre a publicação das atas de reuniões de Conselhos Municipais e assembleias das Sociedades de Economia Mista no site oficial da Prefeitura Municipal.
Autora do parecer: Comissão de Justiça e Redação do Legislativo
Autor do projeto: vereador André Meirinho (Progressistas)
Rejeitado
Obs.: o projeto seguirá e tramitação no Legislativo
Altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.274/2019, que autoriza Balneário Camboriú a ingressar no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da AMFRI (CIM-AMFRI).
Autor: Poder Executivo
Apresentado em 1ª discussão
Dispõe sobre a prática da atividade física e do exercício físico, orientados por profissionais de educação física, como essenciais para a população do município.
Autor: vereador Alessandro Teco (Republicanos)
Apresentado em 1ª discussão
Torna obrigatório o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú.
Autora: vereadora Juliana Pavan (PSDB)
Apresentado em 1ª discussão