Circuito de bares e restaurantes que privilegiam a cultura alimentar local em seus cardápios, o Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú está de volta em 2022. Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Cultural vai credenciar estabelecimentos do Bairro da Barra e Praias Agrestes para formar o roteiro.
Bares e restaurantes dessas regiões interessados em participar desse circuito de degustação devem se inscrever até 10 de setembro, pelo endereço eletrônico http://culturabc.com.br .
Com o 2º Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú, o objetivo é valorizar a identidade cultural da cidade expressa em receitas, ingredientes e conhecimentos da cultura alimentar local. Os bares e restaurantes selecionados apresentarão ao público, de 20 de setembro a 20 de novembro de 2022, um cardápio, além de cultural, afetivo (baseado em memórias, que desperta lembranças boas).
Podem ser inscritas receitas que tenham como principal ingrediente um insumo consumido localmente, estejam relacionadas a técnicas de preparo tradicionais e contem a história da cidade. Os estabelecimentos poderão criar pratos seguindo esse conceito ou utilizar um prato já existente no cardápio, desde que seja associado, ao menos, a um ingrediente local.
No edital do 2º Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú (nº 005/2022), publicado no site da Fundação Cultural segunda-feira (15), há sugestões de ingredientes que podem ser usados, como peixes, frutos do mar, mandioca, carnes bovinas e suínas, aves, frutas, entre outros. Também no edital, estão as regras para a participação. Na inscrição, deverão ser descritos os pratos que o estabelecimento pretende incluir no roteiro. As empresas selecionadas poderão vendê-los no sistema delivery, para retirada no local ou para consumo no estabelecimento. O edital de credenciamento nº 005/2022 pode ser lido no link https://bit.ly/3QQwHh0 .
O circuito visa também atender ao aumento da procura por pratos regionais. Esse crescimento ficou evidenciado nas recentes festas comunitárias da região Sul de Balneário Camboriú, como a Festa Raízes de Taquaras, Festa dos Pescadores, Festa do Bom Sucesso e Festa da Tainha, as quais tiveram acréscimo de mais de 100% de público participante neste ano, de acordo com a Fundação Cultural.