Boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (08), mostra que Balneário Camboriú e região estão na zona de máxima atenção para ocorrência de chuvas volumosas e ventania entre terça (09) e quarta-feira (10). Além disso, o órgão alerta para ressaca entre quarta e sexta-feira (12).
A passagem de um ciclone extratropical provocará acumulados de chuva entre 100 e 200 mm em parte do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale e Médio do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Sul e Litoral Norte, os acumulados podem ultrapassar essa marca. Há risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
A atuação do ciclone provoca também ventos com velocidade média de 35 km/h e rajadas que podem variar entre os 70 e 100 km/h. “Entre a tarde e noite de quarta, 10, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h nas regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte”, destaca a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro. “Há risco de ressaca em todo o Litoral até a quarta-feira, com ondulação leste-sudeste e picos de até seis metros”.
As principais recomendações da Defesa Civil de Balneário Camboriú são: evitar atividades marítimas, como pesca e passeio de barcos/lanchas; se estiver na rua, evitar se abrigar embaixo de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados. Também nas regiões ribeirinhas e encostas a atenção deve ser redobrada devido à previsão de fortes chuvas.
Equipe da Defesa Civil está em alerta e deve ser acionada sempre que necessário.
Ocorrências são atendidas pelo 199. Ou no telefone de plantão: 47 9 9232-4928.