Cerca de 13 bandas, compostas, na sua maioria, por alunos da Rede Municipal de Balneário Camboriú, estarão reunidas na tarde deste sábado (16), para mais um encontro de bandas de músicas, na Cidade. O evento ocorre no auditório do Centro Educacional Municipal Professor Armando Cesar Ghislandi, Bairro Vila Real, a partir das 14h. Sem competições, o encontro visa a confraternização e entrosamento entre os componentes, e servirá também para uma avaliação dos desempenhos das bandas, que se apresentarão durante desfile cívico, no próximo 7 de setembro.
O evento, que será aberto à comunidade, promete ser um festival de alegria, com as apresentações que reúnem repertórios variados.
A Banda Municipal de Balneário Camboriú, criada em 2021, é composta por 40 integrantes, sendo 90% alunos que se destacaram nas bandas escolares, e 10% de professores e instrutores do Município. Com instrumentos tradicionais como flauta transversal, sax alto, sax tenor, acordeon, trompete, trombone, bombardino, tuba, bateria, caixa, bumbo, meia lua, xilofone, marimba e lira, a Banda Municipal é um projeto aberto para qualquer pessoa da comunidade que se interesse em fazer parte, mesmo que não saiba tocar algum instrumento, pois a Banda tem professor para ensinar. Quem tiver interesse de participar pode entrar em contato com o número (whatsapp) 47 99993-9155.
Com esse projeto a Prefeitura visa incentivar as crianças, adolescentes e membros da comunidade do Município a interagirem com a arte e a cultura, através da música.
A Secretaria de Educação mantém ainda 12 bandas escolares e uma Banda Municipal. As bandas escolares têm ensaios semanais, em suas unidades polos, que são: Centros Educacionais Municipais Ariribá (Ariribá), Antônio Lúcio (Bairro das Nações), Tomaz Francisco Garcia (Bairro dos Municípios), Governador Ivo Silveira (Bairro dos Estados), Giovania de Almeida (Estaleirinho), Taquaras (Taquaras), Jardim Iate Clube (Bairro Iate Clube), Dona Lili (Bairro da Barra), Vereador Santa (Centro), Alfredo Domingos da Silva (Bairro São Judas), Nova Esperança (Bairro Nova esperança), e Prof. Armando Cesar Ghislandi (Bairro Vila Real).