O mês de junho, chamado de “Junho Vermelho”, dedicado à conscientização da doação de sangue, teve grande adesão no município de Camboriú. A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, realizou quatro viagens ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau. Foram 42 doadores do município neste mês especial. Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, então os moradores de Camboriú podem ter impactado positivamente a vida de 168 pessoas.
A partir do próximo mês a Secretaria de Saúde realizará duas idas por mês ao Hemosc devido a grande demanda de doações. São 13 vagas por viagem. Vale ressaltar que o prazo para que os doadores doem sangue novamente baixou de seis meses para três meses (mulheres) e dois meses (homens).
Para saber mais informações e participar das idas ao Hemosc, basta entrar no grupo de WhatsApp disponível através do link: https://bityli.com/yOxGEn ou pelo número de telefone do setor de nutrição: (47) 3365-9442.
Quem pode doar sangue?
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e ambos devem portar documentação no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).