A vereadora Juliana Pavan (PSDB), voltou a cobrar da prefeitura informações sobre o número de ocupações irregulares e o planejamento de prevenção de desastres em áreas de risco de deslizamento em Balneário Camboriú. Em fevereiro deste ano, a vereadora solicitou informações evidenciando a preocupação diante da tragédia ocorrida na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, mas a prefeitura pediu prorrogação do prazo para resposta e ainda não respondeu.
No pedido, a parlamentar lembrou que nossa região é suscetível a desastres naturais como o que aconteceu em 2008. Enfatizou também que estas tragédias nacionais cada vez mais frequentes, motivaram o seu interesse sobre como está a real situação de preparo de nossa cidade para prevenir e minimizar estes desastres climáticos.
Preocupada com o volume das chuvas que tem atingido o Estado nos últimos dias, a parlamentar questiona se há, por parte do município, um monitoramento de áreas passíveis de risco para deslizamentos de encostas e se existem pessoas vivendo nestas áreas.
A vereadora quer saber também quais os instrumentos e mecanismos o poder público utiliza na prevenção de tragédias, já que a cidade conta com o Sistema Municipal de Defesa Civil instituído, ressaltando, que as informações coletadas pelo órgão, devem estar à disposição da população em geral de forma mais abrangente, como forma da própria comunidade também ajudar na prevenção e a minimizar os prejuízos que estes fenômenos provocam na vida das pessoas.