Os 27 Núcleos de Educação Infantis (NEI) de Balneário Camboriú iniciam neste mês de maio o Projeto Capim-Limão, que consiste em canteiros para plantio de ervas medicinais, e que auxiliarão na merenda escolar. O Projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e teve início no NEI Novo Tempo, que fica no Bairro dos Estados.
As mudas do capim-limão são disponibilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, e plantadas pelas crianças, com a orientação dos profissionais dos Núcleos. O capim-limão depois de colhido será utilizado para chás, que misturados ao leite, dá um sabor e aroma gostoso. Esse Projeto teve sua importância após a atualização da resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que restringiu o açúcar nos alimentos, para crianças de zero a três anos.
Saiba Mais
Também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, o capim-limão é uma erva que pode ser usada de diferentes maneiras, desde tempero para alguns alimentos, conferindo um perfume inconfundível ao prato, até na forma de óleo essencial, utilizado com finalidade medicinal e terapêutica. O chá de capim-limão é uma das formas mais comuns de uso, proporcionando vários benefícios, além do sabor.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.