A cidade de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, conquistou o título de cidade com metro quadrado com maior valorização, em pesquisa que avalia 50 cidades no país. O novo índice FipeZap foi divulgado e a cidade aparece em primeiro lugar no ranking. Vale destacar que até setembro de 2021, Balneário Camboriú ocupava a quarta posição no ranking do FipeZap, em dezembro subiu pela primeira vez para o terceiro lugar, deixando Brasília para trás. E, agora, em março de 2022 passou a ocupar a segunda colocação, bem próxima da valorização do coração comercial do país, São Paulo.
A cidade é palco de grandes investimentos, como o recente alargamento da orla, que já se reflete na valorização dos imóveis. O presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola, destaca que a empresa já registra 67% de valorização nos frente mar após o alargamento. “Além disso, mercado da construção civil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, posicionando Balneário Camboriú na rota de grandes investimentos. E mais, estamos cada vez mais atraindo um novo perfil de investidor e abrindo para o capital estrangeiro”, destaca.
A cidade aparece na pesquisa com preço médio de R$ 9.888 o metro quadrado, com São Paulo em segundo com R$ 9.831
e R$ 9.701 no Rio de Janeiro.
Segundo dados da pesquisa, variação de 2022 é de 5,16%. Já em 12 meses, a alta foi de 24,93%, também conforme a pesquisa. Esse último número é quatro vezes maior do que a variação média nacional. Levando em conta as 50 cidades, o aumento em 12 meses foi de 6,10% no país. Se formos analisar os últimos quatro anos, a cidade catarinense registe alta de 45,3% nos preços no acumulado até março de 2022.
A FG Empreendimentos, que figura como uma das maiores construtoras do país, terminou 2021 com resultados recordes e anunciando projetos audaciosos. “O grupo registrou em 2021 um VGV de R$ 1,063 bilhão de performance de operação, com receita de mais de R$ 710 milhões e lucro líquido de 35%. Foi um dos melhores resultados de nossa história. E nossa meta de crescimento para 2022 é de 38%”, explica o presidente. Recentemente a empresa apresentou empreendimentos ao mercado, que vem ganhando destaque internacional e atraindo grandes craques do futebol e xeiques árabes. Jean antecipa que ainda no primeiro semestre a empresa deve anunciar novos projetos que colocarão Balneário Camboriú ainda mais no topo e no mercado mundial.