Em comparação com a primeira quinzena de março de 2021, os casos graves de Covid-19 em Balneário Camboriú que resultaram em morte reduziram em 90% em março deste ano. Nos primeiros quinze dias do mês, no ano passado, 20 óbitos da doença foram registrados pela Vigilância Epidemiológica do município. Já no período de 1º a 15 de março de 2022, somente duas mortes foram notificadas.
Outro índice que mostrou melhoras foi o de internações no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (CMATC). Atualmente, dois pacientes estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da doença, sendo somente um de Balneário Camboriú. Já na clínica Covid-19 nenhum paciente está em observação.
Na primeira quinzena de março de 2021, a UTI e clínica Covid-19 do CMATC enfrentaram super lotação, enquanto no mesmo período de 2022, o número de internados não ultrapassou a ocupação de 50%.
Os dados demonstram o sucesso obtido pelo avanço da vacinação em Balneário Camboriú, que chega a 83% da população total completamente imunizada com duas doses ou a dose única. No município, ainda, 74% da população idosa recebeu a dose reforço e 53% das crianças e dos adolescentes de 5 a 17 anos receberam ao menos uma dose.
“Aos poucos, com a ajuda de todos, o cenário está melhorando. Balneário Camboriú encontra-se no Risco Potencial Moderado no Mapa de Risco avaliado pelo Governo Estadual. Para continuar assim, é preciso que a população fique ligada nos intervalos entre as doses e complete o esquema vacinal com a dose de reforço”, pontua a secretária de Saúde, Leila Crocomo.