O ReciclaBC, o programa de coleta de recicláveis de Balneário Camboriú, já bateu três recordes históricos neste ano de 2022, são eles: a maior quantidade coletada em todos os tempos (em janeiro); o maior índice de separação em relação aos resíduos comuns (em fevereiro) e o melhor desempenho num mês de fevereiro em mais de duas décadas.
A coleta seletiva existe em Balneário Camboriú desde 1999, mas em 2019, por decisão da Administração Municipal, foi replanejada, robustecida, se transformou em política ambiental prioritária e ganhou forte impulso até o início de 2020, quando foi afetada pela pandemia.
“Neste ano de 2022, além da superação da pandemia, houve reforço na divulgação e ajustes na atuação das equipes de coleta o que vem proporcionando esses recordes sucessivos”, comemorou a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, empresa responsável pelo ReciclaBC.
Os materiais coletados pelas equipes que percorrem todas as ruas da cidade, de uma a três vezes por semana, dependendo do perfil de geração em cada área, são encaminhados para cooperativas de reciclagem.
Além do intenso trabalho de coleta, são feitas visitas de sensibilização cuja meta é chegar a todos os domicílios de Balneário Camboriú, objetivo que também foi afetado pela pandemia e agora foi retomado.
SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC
Pergunta: Ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: Verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
Pergunta: Qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: A tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/.
Pergunta: A mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: Não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
Pergunta: Já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: O reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
Pergunta: Quais resíduos são recicláveis?
Resposta: Basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
Pergunta: Como devo separar o reciclável?
Resposta: Os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: O que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: São entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.
Pergunta: Onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: Na praça da Barra; em Taquaras na Alameda das Acácias esquina com Rua Flamboyan; na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e, durante o dia, têm um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes), pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.
Pergunta: Como funciona o PEV?
Resposta: O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú.
O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.
Atendimento do ReciclaBC ocorre na Av. Santa Catarina, nº 801 – Bairro dos Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h50.
Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/
Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/
Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 99993-0220
Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 47 99647-9495