As belas riquezas naturais do interior de Camboriú recebem manutenção para que os pontos fiquem ainda mais bonitos e atrativos. A prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordena os trabalhos de recuperação das trilhas do Pico da Pedra. Na manhã desta segunda-feira, dia 21, equipes da Secretaria de Agricultura, a Comunidade terapêutica Certa e uma equipe da Prefeitura de Itapema trabalharam em uma das trilhas, na comunidade de Congonhas. A ação também conta com o apoio das Fundações de Esporte e de Meio Ambiente de Camboriú, Corpo de Bombeiros, iniciativa privada e até de moradores locais.
Foram montados três grupos para quatro dias de trabalho. No primeiro, a ação foi mais de limpeza, desobstrução da trilha, roçagem e corte de galhos que impedem a passagem. Uma equipe está sinalizando a subida e descida com setas pintadas nos troncos das árvores, com a cores padronizadas. A subida é sinalizada de cor preta e descida com setas amarelas. “Isso é muito importante para que os visitantes (trilheiros) não se percam. A trilha é a mais conhecida e visitada da região, tem grande grau de dificuldade e recebe muitos visitantes, de várias partes do país e do mundo”, explica a diretora de Turismo Karla.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Cesár Gervásio, a ação visa recuperar os três pontos de subida para o Pico da Pedra. “O que nos motivou nesse projeto foi a preocupação com os usuários da trilha, nas questões de segurança, degradação do meio ambiente e preservação para gerações futuras. Também queremos fortalecer o roteiro de ecoturismo com o município, vizinho, de Itapema”, destaca Gervásio.