Balneário Camboriú completa, nesta quarta-feira (19), um ano do início da vacinação contra a Covid-19. Nesta data, profissionais de saúde receberam a primeira dose do imunizante em ato simbólico. Atualmente, 80,5% da população está vacinada com a primeira dose, 76% com as duas doses e 21,5% já recebeu a dose de reforço.
Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal comprovam a desaceleração de casos graves da doença em grande parte da população com a vacinação: em janeiro de 2021, 33 mortes foram registradas; até o dia corrente de janeiro de 2022, cinco óbitos foram contabilizados, uma redução equivalente a 85%.
Mas manter os protocolos contra a Covid-19 ainda é essencial. Para a secretária de Saúde, Leila Crocomo, “continuar utilizando máscara, evitar aglomerações e higienizar constantemente as mãos ainda é necessário. São esses cuidados no dia a dia que podem impedir a disseminação da doença”.
A vacinação iniciou em Balneário Camboriú pelos trabalhadores que atuavam na linha de frente contra a pandemia e foi expandida, conforme a chegada de mais doses. Na etapa atual, crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente estão sendo imunizadas. Nesta terça-feira (18), a Prefeitura anunciou também a vacinação das crianças sem comorbidades de oito a 11 anos.
Para promover a imunização, a Secretaria de Saúde investiu em tendas na parte externa das Unidades Básicas de Saúde e implantou o drive-thru do colégio Ivo Silveira, proporcionando a imunização rápida e segura dos moradores.
Desde o início, o Município teve uma boa adesão a vacinação e imuniza contra Covid-19 acima das médias estadual e nacional. De acordo com os dados da vacina do Governo Federal, 75% da população brasileira já recebeu a primeira dose e 68% está totalmente imunizada. Já os dados do Governo Estadual mostram que 78% e 74% da população tomou a primeira e segunda doses, respectivamente.