O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 07, o relatório de balneabilidade nº 5 da temporada. A pesquisa referente às coletas realizadas de 03 a 07 de janeiro, aponta que dos 231 pontos analisados 160 estão próprios para banho no estado, o que representa 69,3%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 66 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 75,9%.
Em Balneário Camboriú, dos 10 pontos analisados na Praia Central, apenas o Pontal Norte está impróprio para banho. Nas demais praias do município apenas a Lagoa de Taquaras registrou balneabilidade negativa.
O gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, reforça que a alta temporada é uma das épocas do ano com maior incidência de chuvas, o que pode contribuir para a impropriedade de alguns pontos. “Grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade. Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade”, explicou Marlon.
A orientação para os usuários é que sempre evitem o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.
Todos os dados e o histórico das coletas podem ser acessados na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou pelo aplicativo Praia Segura. O próximo relatório de balneabilidade será atualizado e divulgado pelo IMA na próxima sexta-feira, 14.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.