O nível do Rio Camboriú, que abastece Balneário Camboriú e Camboriú, se manteve na média nos últimos dias, mantendo o abastecimento normal nas duas cidades. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (03), marca 1.51 metros na régua de medição e vazão de 1.000 litros por segundo.
Mesmo com o alto consumo neste período, o processo de captação, tratamento e distribuição de água seguiu sem alteração, com a equipe de operadores trabalhando 24 horas para não ocorrer qualquer prejuízo durante as festas e fim de semana. É importante destacar, que não ocorreu registro de baixa pressão ou falta de água na rede de distribuição.
O que ocorreu em alguns prédios que relataram falta de água, e que é comum nesta época do ano, é a capacidade de armazenamento dos imóveis não dar conta de atender a demanda pelo aumento no consumo, pois estão com mais pessoas nos apartamentos e casas. De acordo com o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber “Em todas as reclamações foram constatadas que a pressão estava dentro do normal, sem nenhum problema com a distribuição de água na rede”, relata Douglas, destacando ainda, que continua sendo importante a consciência da população para não ocorrer o desperdício, seja nos imóveis e com os chuveirinhos da praia.
A Emasa ressalta que o cuidado com os recursos hídricos e o uso consciente da água deve acontecer sempre, mas nesta época é preciso uma atenção maior pelo alto consumo, para evitar o desperdício. Confira algumas dicas de economia que contribuem com o seu bolso e o meio ambiente:
– Ao lavar as mãos, controle a abertura das torneiras para evitar desperdício;
– Não lave garagens, calçadas e carros neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;
– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água;
– Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida com uma esponja e jogue no lixo. Deixar um pouco de molho antes de lavar, também é uma boa opção;
– Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia e reaproveite a água da lavadora para higienizar a área externa da casa;
– Por fim, não deixe torneiras pingando e confira vazamentos em canos. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
Qualquer problema, dúvida, vazamentos, denúncias ou reclamação, pode ser acionado o Plantão 24h pelos Canais de Atendimento: SAC – 0800-643 6272 ou no Fala Emasa (whatsapp) – (47) 3261-0000.