Por volta das 17h20 desta sexta-feira, os guarda vidas solicitaram ao videomonitoramento que averiguassem uma embarcação com muita fumaça próximo a Barra Sul, sendo confirmado a embarcação com fumaça e dois jet skis realizando manobras para jogar água na embarcação. Os bombeiros deslocaram-se até o local com extintores de incêndio.
Ao chegar ao local, foi constatado que as chamas já haviam tomado conta da embarcação de 36 pés, sendo ineficiente o uso dos extintores. Na embarcação estavam o marinheiro responsável e um mecânico. Ambos saíram da embarcação sem lesões. Segundo relato do marinheiro as chamas começaram em um possível vazamento de combustível, espalhando-se rapidamente, e que ainda tentou combater com o extintor que havia na embarcação, porém foi ineficaz.
Devido a condição das chamas e por estar longe de local seguro para fundear e combater com o uso do caminhão de combate a incêndio, optou-se por retirá-la da área de navegação e aguardar a queima do material. Sendo que a guarnição permaneceu no local até a queima total.