Nos últimos dias, o vereador Omar Tomalih (Podemos) protocolou duas indicações que visam facilitar a sinalização do desaparecimento e encontro de crianças na Praia Central de Balneário Camboriú, assim como divulgar outras informações pertinentes à praia e município. O pedido é que sejam instalados painéis de LED e sistema de giroflex nas guaritas de guarda-vidas que estão espalhadas por toda a faixa de areia.
Atualmente, a estratégia utilizada para achar crianças perdidas dos pais nas praias de todo o país é bater palmas. O método sugere que, ao encontrar uma criança perdida na praia, a pessoa a coloque nos ombros e caminhe pela orla, enquanto os demais banhistas batem palmas.
A nova proposta é que ao encontrar uma criança perdida, a pessoa a leve até o posto de guarda-vidas mais próximo para que através do painel de LED e do giroflex seja sinalizado aos pais. Além disso, os responsáveis também podem ir até as guaritas quando notarem o desaparecimento de seus filhos para que a sinalização seja feita. Nos painéis poderão ser divulgados descrição, nome e contato. Dessa forma, ficará mais simples e rápido a disseminação dessas informações, principalmente com o alargamento da faixa de areia, que quase triplicou o tamanho da praia central. Além disso, outros recados pertinentes também podem ser transmitidos através desses sistemas, facilitando a comunicação dos salva-vidas com os veranistas.
“Esse projeto é extremamente necessário para a segurança dos nossos turistas e munícipes. Nos últimos dias, estive aproveitando o dia de sol com a minha família na Praia Central, e nas três horas que estivemos ali, apenas naquele trecho em que estávamos, duas crianças se perderam. Felizmente todas foram encontradas. Mas isso é muito comum, e causa um transtorno emocional nesses pais, e também na própria criança. Essa ideia é inovadora e vai fazer muita diferença na nossa temporada de verão, principalmente agora no final do ano com a quantidade de turistas”, comenta Omar.
Nesta semana, o vereador também esteve em reunião com bombeiros e guarda-vidas para discutir as ideias, que foram bem recebidas pelo corpo, além de verificar como serão utilizados os novos equipamentos que foram recebidos em setembro deste ano, como a motolância, que agilizará os atendimentos de urgência na alta temporada.