As ações que serão executadas na temporada de verão em Balneário Camboriú foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (2), no Hotel Sibara, com o Plano Verão BC 2022.
Entre as novidades para a temporada, está o Centro de Controle Operacional Verão (CCO). Localizado na Praia Central, na frente da Rua 1500, o CCO começa a funcionar ainda em dezembro e ficará ativo até 1º de março. Será um centro de resposta rápida. Secretarias municipais e entidades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e a empresa Ambiental integram o CCO, que atuará como comitê de crise, com atendimento a turistas e moradores, oferecerá serviços de saúde como verificação de pressão arterial, divulgará informações sobre atividades esportivas na praia, entre outras funções (saiba mais abaixo).
A segurança estará reforçada nos meses em que a cidade mais recebe visitantes. Na Operação Verão, 170 guardas municipais ficarão mobilizados 24h. A Polícia Militar terá um reforço de 120 pessoas, com fiscalização diária por mar, terra e ar. Para segurança dos banhistas, haverá 109 guarda-vidas, um Grupo de Busca e Salvamento com serviço 24h, uma embarcação para resgate e salvamento, duas motonáuticas, além de videomonitoramento na Praia Central.
Para coibir ilegalidades nas praias, como a presença de animais, 170 fiscais da equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura serão escalados. Na área de saúde, as equipes também estarão ampliadas para garantir atendimentos a turistas e moradores em todas as unidades de saúde do Município.
Os maiores eventos da temporada, Réveillon e Carnaval, estão mantidos, até o momento. No dia 31 de dezembro, oito balsas na Praia Central lançarão fogos de artifício para um espetáculo de 15 minutos. Balneário Camboriú terá o maior relógio de contagem regressiva para o Ano-Novo do Brasil. Na época de Carnaval, estão previstos 10 dias de atividades em estações espalhadas pela cidade.
A expectativa é que a temporada de verão seja uma supertemporada, uma das melhores dos últimos anos na cidade. Essa projeção deve-se não só a uma demanda turística represada em razão da pandemia de Covid-19, mas também à exposição maior de Balneário Camboriú depois da recuperação da faixa de areia da Praia Central. Além disso, a cidade está com praias limpas e é reconhecida como Safe Travels, certificação indicadora de que as práticas adotadas no município estão alinhadas aos protocolos internacionais sanitários contra a Covid-19.
Para se preparar a essa supertemporada, ações foram executadas ao longo do ano. Entre elas, melhorias em infraestrutura e paisagismo na Avenida Atlântica e principais avenidas, acessos e contornos. Visando que não falte água nos meses em que a população da cidade aumenta, a Estação de Tratamento de Água (ETA) teve ampliada a capacidade de tratamento de 950 para até 1.350 litros por segundo. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, um acordo entre rizicultores de Camboriú e a EMASA foi firmado para armazenar água nas quadras de arroz, repondo a água no Rio Camboriú e garantindo a vazão necessária para a captação.
ALGUNS ATENDIMENTOS QUE SERÃO FEITOS NO CENTRO DE CONTROLE (CCO)
– Guarda Municipal / Polícia Militar /Polícia Civil: Comitê de crise, atendimento aos turistas e moradores;
– Bombeiros Militar :Atendimento ao turista nos postos guarda-vidas;
– Secretaria da Saúde: Pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações e acolhimento;
– Inclusão Social: Projeto Praia Acessível, divulgação dos programas Abraço à Vida e Abraço à Mulher;
– Secretaria de Turismo: Informação turística;
– Fundação de Esportes: Divulgação das atividades esportivas na praia;
– Secretaria do Meio Ambiente: Educação ambiental (distribuição sacolas), monitores, identificação de crianças, Projeto Praia limpa em nove pontos;
– Secretaria da Pessoa Idosa: Pulseiras de identificação, Programa Abraço ao Idoso, divulgação
atividades para idosos.