Ainda dezembro de 2020, após ser eleita, a hoje Vereadora Juliana Pavan (PSDB) iniciou a busca de recursos para a cidade de Balneário Camboriú e, na última sexta-feira, 05, o Diário Oficial do Estado de Santa Catarina trouxe a formalização do recurso. “A obra de reforma do Núcleo de Atenção ao Idoso – NAI foi, na verdade, a primeira solicitação que eu realizei e, com a publicação e a notícia que o recurso será aportado nos próximos dias me deixa extremamente realizada, pois o local é uma referência na cidade e necessita muito de uma atenção especial, humanizar o atendimento as pessoas, especialmente os que têm idade avançada, também tem relação com boas condições físicas e estruturais para clientela e equipes de trabalho”, diz a vereadora.
Oriunda do Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT), a Emenda Impositiva 1403, garantiu o repasse. Juliana expressou gratidão. “Venho a público agradecer ao parlamentar pelo seu carinho por nossa cidade e pelo atendimento a solicitação que levamos ao conhecimento dele. Isto prova que, a várias mãos, nossa perspectiva de colaborar com o desenvolvimento social e a manutenção de serviços públicos de qualidade é a mais acertada”.
Conforme é de público conhecimento o local objetiva a garantia de um envelhecimento saudável e dinâmico além, é claro, de promover a inclusão social, através de várias especialidades ali ofertadas aos longevos. “Uma parcela muito grande de nossa população tem mais de 60 anos, o que é muito comum em cidades litorâneas, pois a vinda para região é sinônimo de sonho realizado, os nativos, também, são um número expressivo, portanto, temos que oferecer um espaço atraente, confortável e de muito cuidado para nossos anciãos”, justifica.
Sabe-se que local se confunde com boa parte da história política e administrativa de Balneário Camboriú. “O NAI foi inaugurado em 2002, caminha para o vigésimo aniversário, o espaço tem grande necessidade deste investimento como se pode observar no local. A ideia deste ‘centro’ de atendimento diferenciado foi, de fato, uma grande ação em gestão pública, uma criação visionária e a frente do seu tempo, onde já se previa o caráter fundamental da instalação, quase duas décadas atrás e o planejamento estratégico já era realizado, lembro como se fosse o dia de hoje aquela inauguração, me emociono”, relata a parlamentar.
Na tarde desta quarta-feira, 10, Juliana retornou ao NAI. “Nosso gabinete se manteve atento e cobrando o repasse desta verba por todo último ano, desde a minha visita naquela época. Quando lá estive pela primeira vez, encontrei uma realidade terrível e vi a necessidade urgente de uma intervenção e pensei de forma muito crítica, como uma cidade com nosso potencial, que arrecada milhões, deixa que um espaço tão importante, ficasse com a estrutura física comprometida”?
O Núcleo atende 100 pacientes idosos por dia e está precisando de reformas, equipamentos e mais espaço. “Ao levar a ótima notícia para os funcionários e usuários, a diretora ANA, me recebeu e já garantiu que tem projeto pronto, e que os engenheiros e só estão aguardando o valor ser creditado na conta para iniciar o processo de licitação. Observei que muitas das situações que tinham na época hoje já estão um pouco melhores, pois a gestão interna tomou a iniciativa de organizar, porém, é fato que a estrutura pede urgência na ação”, explica a vereadora.
Juliana Pavan também informa que nesta visita ficou sabendo que a sala que era um banheiro e foi transformada em sala para atendimento, hoje é triagem e após a obra voltará a voltar a ser banheiro. “Lençóis no lugar de cortinas ainda persistem no local, mas com a reforma, as coisas irão evoluir, haverá uma sala para os profissionais da equipe multidisciplinar, adequada a reuniões para discussão de demandas, será construído um almoxarifado aos fundos do local e serão trocadas as aberturas. No espaço que tem 43 funcionários e atende várias especialidades, faltou atenção do prefeito Fabricio, mas a equipe, nosso trabalho e a atenção do Deputado Minotto, garantem uma obra efetiva e exata em breve”, finaliza.