A denominação da operação no latim NOVA SEMITA se traduz literalmente num “Novo Caminho”, e traz certa vinculação com a ampliação, remodelação e reorganização da faixa de areia da Praia central.
O marco conceitual da operação da Policia Militar será baseada em abordagens a pessoas utilizando drogas na Orla e na faixa de areia, bem como, abordagens a pessoas em atitudes suspeitas. De maneira sistêmica, guarnições da PM serão posicionadas nos pontos centrais da orla, evitando desta forma, a quebra da ordem e pequenos delitos.
Ao longo de todo o fim de semana, a Polícia Militar contará com a Cavalaria, com as guarnições do policiamento especializado como Pelotão de Patrulhamento Tático – PPT, da ROCAM, do Canil e das guarnições de rádio patrulha, além dos agentes da Secretária de Inclusão Social da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Segundo o Comandante do 12° BPM Tenente Coronel Daniel Nunes da Silva: “o conceito dessa operação é a necessidade de organização do cenário na orla da praia central, evitando a utilização de drogas e pequenos delitos, e trazendo, portanto, tranquilidade as pessoas que circulam naquela localidade.”