Os mais de mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Municipal CAIC Ayrton Senna da Silva, participam do Projeto Ensaboa, que transforma sabonete em barra em sabonete líquido. O principal objetivo do projeto, criado na própria escola, é passar às crianças e comunidade em geral a importância de manter uma boa higiene nas mãos, principalmente em tempos de pandemia. O Projeto é uma iniciativa da professora Mestre Vanessa Simon, do Laboratório de Ciências e já produziu e distribuiu para a comunidade carente, cerca de 70 litros de sabonete líquido, neste ano de 2021.
A produção do sabonete líquido é feita a partir da dissolução de um sabonete em barra. O sabonete é ralado e a ele adicionado 500 ml de água fervida. A mistura deve ser mexida cuidadosamente até ficar homogênea, e o sabonete líquido está pronto para ser armazenado em francos e distribuídos. Vale ressaltar que o sabonete em barra deve ser da marca Dove, já que é a única marca que após derretido em estado líquido, não retorna ao estado sólido. Esse processo é feito pela professora e pelos alunos mais velhos.
As embalagens, que são doadas pela própria comunidade escolar, recebem os rótulos criados e elaborados pelos alunos das séries iniciais. Da mesma forma, a escola promove a ação participativa e colaborativa na comunidade, a fim de arrecadar sabonetes da marca Dove para transformá-lo em sabonete líquido e assim, atender um número maior de indivíduos.
A finalidade do Projeto Ensaboa é doar sabonete líquido para pessoas e instituições que, neste momento de pandemia, precisem desse item básico, para manter a higiene das mãos e, dessa forma, ajudar no controle do Coronavírus. A ação beneficiou diretamente os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro dos Municípios e do Bairro São Judas; além da Escola Municipal Abalor Américo Madeira, de Camboriú.
Para todo o processo acontecer a escola precisa de doação das barras de sabonete Dove e de embalagens, que podem ser de leite; de refrigerantes e sucos – de todos os tamanhos, que são higienizadas antes da colocação do sabonete líquido. A direção do CAIC ressalta que todo o processo de transformação é feito no Laboratório de Ciências da escola, com utilização de Equipamento de Proteção Individual – EPI, como óculos de proteção, jaleco (descartável e de tecido), luvas e touca para o cabelo; garantindo assim a higiene e a não contaminação do material.