Nesta segunda-feira (18), a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) iniciou a força-tarefa para organizar e retirar os fios obsoletos dos postes da Avenida dos Estados. O serviço está previsto para acabar em seis dias. A ação conta com apoio da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com a Central Elétrica de Santa Catarina (Celesc) e com as empresas de telefonia e internet.
Desde o início da ação, em junho deste ano, já foram recolhidos 7.400 metros de fios irregulares das vias municipais, são elas: Rua Miguel Matte, Avenida Palestina, Avenida Atlântica, Quinta Avenida, Quarta Avenida, Rua 1.500 e trecho da Avenida Brasil.
As empresas de telefonia e internet que não comparecerem ao chamado serão notificadas pela COSIP e Fiscalização de Posturas, com base na Lei 4.142/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade das Concessionárias de Serviço Público de distribuição de energia elétrica e demais empresas, que compartilhem de sua infraestrutura, a se adequarem às políticas de proteção ao meio ambiente, de postura e infraestrutura urbana e às normas que estabelecem a correta ocupação do espaço público, através da regularização e retirada dos fios e cabos inutilizados nas vias públicas do Município.