Dar suporte aos alunos, seus familiares e professores; e adequar as unidades escolares aos alunos com deficiências auditivas ao contexto educacional, complementando ou suplementando o conteúdo pedagógico dado em sala de aula, no contraturno escolar. Esses são os principais objetivos do Polo Bilingue do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que trabalha com alunos surdos, com deficiência auditiva, e codas (filhos ouvintes de pais surdos), matriculados nas escolas do Município. O Polo Bilingue tem sua sede no Centro Educacional Municipal Vereador Santa, no centro da cidade e atende 20 alunos e 20 professores.
Trabalhando no contraturno escolar, em conformidade com a meta do Plano Nacional de Educação, o polo oferece ensino da Língua Brasileira de Sinais aos alunos e professores desses alunos, além de dar todo suporte e orientação a esses professores, auxiliando na adaptação dos recursos utilizados em sala de aula, para que haja menos dificuldades dos alunos.
O Polo também desenvolve um trabalho com o coda, filho ouvinte de pais surdos. Essa participação dos codas no Polo é importantíssima não só por eles aprenderem a se comunicar melhor com seus pais; mas pela vivência deles junto aos pais. Eles trazem a experiência do dia a dia em casa, já que muitos se comunicam com seus pais através de sinais por não ter conhecimento da lÍngua de Libras, o que enriquece o aprendizado de todo grupo.
O Polo Bilíngue atua com quatro profissionais da área – dois surdos e dois ouvintes, que ensinam a língua de Libras aos professores com sinalário instrumental, próprio de cada área de atuação. A função de socializar alunos com deficiência, ajudando nas suas integrações à sociedade, quando ocorre a verdadeira inclusão, também é do Polo, que trabalha o aluno, não de forma isolada, mas ele junto a sua turma na escola e junto a sua família.