Patas peludas, focinhos molhados e ótima companhia. Foi assim a manhã deste sábado (16) na Praça Almirante Tamandaré, local escolhido para ser o ponto de partida da Cãominhada. A tradicional marcha de cães guiados por seus tutores pelas ruas centrais de Balneário Camboriú reuniu mais de 300 participantes e seus amigos de quatro patas em favor a causa animal.
A moradora de Balneário Camboriú, Suzana Ribeiro, é participante assídua do evento, comparecendo anualmente para caminhar com seus três cachorros: a poodle Maria Clara e os lhasa apso Gregório Augusto e Bethoven Luís. “Apoio todas as ações voltadas para a causa animal e acho lindo quando um Governo também trabalha por essa razão. A Cãominhada é um evento maravilhoso, que integra os cães e as mães de pet também”, compartilha Suzana.
Este é o primeiro ano que a munícipe Fernanda Foppa participa. “Trouxe a minha beagle Gamora, de três aninhos, para conhecer a cachorrada da cidade e da região. Está sendo uma manhã muito divertida e com certeza participarei mais vezes”, comenta.
A Cãominhada partiu da praça em direção à Avenida Atlântica, passando pela Avenida Alvin Bauer, Avenida Brasil, Rua 1.300, retornando para a Atlântica e Praça Tamandaré. Agentes de Trânsito acompanharam o trajeto, para garantir a segurança dos participantes durante o deslocamento.
A Cãominhada, que encerrou o festival Primavera BC, é um evento educativo relacionado à causa animal. Com ele, ocorrem campanhas educativas de conscientização sobre castração, vacinação, adestramento, combate a maus-tratos, recolhimento de fezes em vias pública, uso de focinheiras em animais com elevado grau de periculosidade e proibição de permanência em determinados locais, como praias.