A vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários começou nesta segunda-feira (24) em Balneário Camboriú. A partir de agora, profissionais da saúde e educação, crianças, gestantes e puérperas, ou seja, mulheres que deram a luz recentemente (em até 45 dias), podem realizar a aplicação. Até o momento, cerca de 5.500 pessoas foram vacinadas.
Desde o dia 17 de abril, apenas indivíduos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis estavam recebendo a vacina, de acordo com determinação do Ministério da Saúde. Com a campanha deste ano, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú espera atingir 90{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} ou mais do público-alvo. A dose deve ser aplicada anualmente, visto que o período de imunização dura de seis a 12 meses. “A vacina é uma prevenção comprovada e é a melhor forma de se proteger”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), Lais Emídio.
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú, além do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) e Posto de Atenção Infantil (PAI). Para aplicar é necessário levar consigo a carteirinha de vacinação. Os portadores de doenças crônicas devem levar também uma solicitação do médico. Professores, tanto da rede municipal, pública ou privada, devem possuir uma declaração da instituição em que trabalham para receber a vacina. Já os profissionais da saúde devem apresentar registro do conselho de classe.