O Vôlei de Praia, pode ser considerado um esporte típico de cidades litorâneas e é amplamente praticado em Balneário Camboriú. Oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Esportes, são dois polos de práticas da modalidade, para iniciação e rendimento, localizados na Barra Sul, próximo à Rua 4750 e no Bairro Estaleirinho, próximo ao Centro Educacional Municipal Dona Lila. Dentre escolinhas e rendimento, são cerca de 50 participantes.
De acordo com a professora da modalidade, Leize Bianchini, a ideia de abrir escolinhas de iniciação na região sul, foi a aproximação do esporte nas escolas. “Abrimos o polo no Dona Lila e muitas crianças aderiram a iniciação do Vôlei de Praia”. A professora conta também, que está sendo estudada a implementação da prática dentro do Centro Educacional Municipal Antônio Lúcio. “Vimos em uma cancha de areia dentro daquela escola, um potencial local de iniciação para novos atletas, onde começaremos as aulas em breve”, concluiu Leize.
Dos atletas de rendimento, as categorias de base são destaques na modalidade em Santa Catarina. Os jogadores sub-21, do naipe Masculino, Gabriel Peron e Tony Mafra lideram o Ranking Catarinense do Vôlei de Praia.
A professora também tem histórico vencedor. Com 12 anos na Fundação Municipal de Esportes, como professora e atleta, conquistou 6 rankings de primeira atleta do estado, quatro vice-campeonatos de Jogos Abertos de Santa Catarina, bicampeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e dois títulos nacionais.
O intuito é fazer dos alunos da escolinha, futuros atletas de rendimento. “Quanto mais vemos aptidão em nossos jovens, aumentaremos o ritmo de treinamento, para termos grandes jogadores no futuro”, disse a esperançosa Leize Bianchini.
Confira os horários de modalidade do Vôlei de Praia:
Escolinhas:
Avenida Atlântica, frente a Rua 4750:
Terça: 14h às 16h
Quinta: 14h às 16h
Estaleirinho:
Terça: 8h30 às 10h30
Quinta: 8h30 às 10h30