A partir deste mês de agosto o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú – BCPrevi, acrescenta mais um item na relação de documentos entregue pelos professores, ao requerer a aposentadoria. O item é uma planilha constando os locais, anos e funções exercidas pelo profissional em sua carreira. O documento antes era solicitado pelo Instituto diretamente à Secretaria de Educação. A mudança busca facilitar a tramitação do processo no BCPrevi.
“Todo servidor quando requer a aposentadoria, deve ir ao BCPrevi munido dos seus documentos pessoais – RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, e as certidões previdenciárias (tempo de contribuição). O professor tem que trazer todos esses documentos e mais essa planilha, que antes era pedido por nós diretamente à secretaria de Educação, e agora passa a ser entregue pelo servidor, que busca essa informação através do 1DOC. Isso agiliza o processo para o servidor”, explica a presidente do BCPrevi, Kalinka Floriano Peteres.
O BCPrevi é gestor dos recursos e benefícios previdenciários, abrangendo os servidores ativos e inativos e seus dependentes (pensionistas). Hoje o Instituto tem em seus registros 969 beneficiários entre aposentados e pensionistas. Neste ano de 2021, 79 servidores e dependentes deram entrada em novos processos de aposentadoria e pensão.