Balneário Camboriú terá um Roteiro Gastronômico Cultural em setembro e outubro de 2021. Para implantar o roteiro, a Fundação Cultural vai credenciar bares e restaurantes do bairro da Barra e praias agrestes, que estejam privilegiando a cultura alimentar local em seus cardápios. Estabelecimentos dessas regiões interessados em participar desse circuito de degustação devem se inscrever até 16 de agosto, pelo do endereço eletrônico http://culturabc.com.br .
Com o 1º Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú, o objetivo é valorizar a identidade cultural da cidade expressa nas receitas, ingredientes e conhecimentos da cultura alimentar local. Os bares e restaurantes selecionados apresentarão ao público, de 4 de setembro a 24 de outubro, um cardápio, além de cultural, afetivo (baseado em memórias, que desperta lembranças boas).
O roteiro terá critérios como o uso de um ingrediente principal consumido localmente, relacionado a técnicas de preparo tradicionais e que contem a história da cidade. Os estabelecimentos poderão criar pratos seguindo esse conceito ou utilizar um prato já existente no cardápio, desde que seja associado, ao menos, a um ingrediente local, ou que tenha alguma memória afetiva. O restaurante poderá associar um padrinho ou madrinha da receita, que pode ser o pescador, o autor da receita ou alguém da comunidade.
No edital do 1º Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú, publicado no site da Fundação Cultural na sexta-feira (16), há sugestões de ingredientes que podem ser usados. Também no edital, que pode ser lido aqui, estão as regras para a participação. Na inscrição, deverão ser descritos os pratos que o estabelecimento pretende incluir no roteiro. Os bares e restaurantes selecionados poderão vendê-los no sistema delivery, para retirada no local ou para consumo no estabelecimento, respeitando as normas para evitar a disseminação da Covid-19.