Doar sangue é um ato de amor que pode ajudar a salvar vidas. Dia 14 de junho é uma a data alusiva do Dia Mundial do Doar de Sangue. Dia de homenagear todos os voluntários que se mobilizam em prol a esta causa tão bonita. Desde abril, a Secretaria de Saúde de Camboriú de Camboriú, por meio do Núcleo de Atenção à Família (NASF), reativou a campanha de doação de sangue no município, ofertando transporte para levar os voluntários que queiram doar sangue até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) em Blumenau. Até o momento, mais de 20 camboriuenses já participaram da ação.
“Nosso objetivo é sempre contribuir com a saúde das pessoas e nesse caso, contribuir com banco de sangue, que atende a demanda dos hospitais da região. O fato de o município ter renovado a frota de veículos da saúde faz com que novamente possamos fazer a diferença”, avaliou a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Os voluntários podem realizar o cadastro em todas As Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A equipe faz contato com todos os interessados que estiverem no cadastro, para que assim possa se fazer a avaliação e agendamento do dia em que será realizado a ação. O translado será programado para acontecer a cada 15 dias, com saída da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Porto Alegre, nº 300, Bairro Centro. Considerando todas as medidas de segurança em saúde, que visam evitar a proliferação do Covid-19, cada ação levará um técnico de enfermagem e no máximo 10 voluntários.
Quem pode doar sangue?
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e ambos devem portar documentaçãor no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).