Ultrapassando os edifícios já erguidos e em construção em Balneário Camboriú (SC), o One Tower será um dos prédios residenciais mais altos da América Latina, com 290 metros de altura. O imponente residencial, que está transformando o skyline da região norte catarinense, conta com a tecnologia da TK Elevator, e contará com cinco elevadores com soluções inovadoras para atender a complexidade do projeto. Além disso, a empresa também assina os projetos do Infinity Coast, considerado atualmente o maior residencial entregue do país, e do Epic Tower, também na avenida Atlântica, com fachada curva em pele de vidro.
No One Tower, que será entregue em 2022, dentre os diferenciais, a principal são as corrediças ativas – Active Roller Guide, que reduzem as oscilações dentro da cabine para proporcionar mais conforto ao passageiro. Trata-se da mesma tecnologia empregada no One World Trade Center, em Nova York, que possui com 108 andares e 541 metros de altura, e no Infinity Coast, entregue em dezembro de 2019.
“Outro destaque dos elevadores do One Tower e Infinity Coast é o TAC32T, quadro de comando desenvolvido para prédios altos com um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador”, destaca Ricardo Scheidt, gerente da filial SC da TK Elevator .
A velocidade dos elevadores da FG figuram, juntamente com o pioneirismo e solidez, como um dos diferencias no mercado. “Para chegar até a cobertura do One Tower são necessários apenas 50 segundos. Isso é possível devido à velocidade de 5 metros por segundo de três dos cinco elevadores do empreendimento. Os outros dois também possuem alta velocidade e se deslocam a 4,5 metros por segundo”, destaca o presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola. O mesmo acontece no Infinity Coast, onde o tempo para percorrer os 66 andares é de 58,5 segundos e no Epic Tower, onde os elevadores funcionam a uma velocidade de 3,5 metros por segundo.
Além de velozes, os elevadores dos empreendimentos da FG reúnem diferenciais tecnológicos que garantem a segurança e o conforto aos usuários. Dentre os itens contemplados, estão tecnologias que melhoram o desempenho dos equipamentos, proporcionando viagens suaves e sem ruídos, garantindo o bem-estar dos passageiros.
As inovações não estão apenas na velocidade. No Epic Tower, para contribuir com a eficiência energética dos edifícios, TK Elevator disponibilizou “tecnologias verdes” que reduzem o consumo de energia elétrica. Entre elas a iluminação LED nas cabinas, que reduz em até 75% o consumo de energia em comparação com as lâmpadas comuns, e as máquinas gearless com imãs permanentes que proporcionam uma economia de energia de até 30%. Ainda falando de tecnologia, o edifício conta também com dois boxes de recarga de carros elétricos.
No Infinity Coast, geradores e transformadores próprios, bem como filtro purificador de água na entrada da rede municipal asseguram ainda mais as políticas de sustentabilidade.
O design das cabinas também são inovadores. Para registrar o andar, no One Tower o passageiro utilizará uma tela touchscreen semelhante à dos smartphones, um recurso tecnológico que facilita a interface com o elevador.
No Boreal Tower a tecnologia utilizada é da Atlas Schindler e os elevadores percorrem os 221 metros, ou sejam 60 pavimentos, em 44,2 segundos, seguindo a velocidade de 5 metros por segundo.
Atualmente, a FG Empreendimentos é a detentora dos elevadores mais rápidos do país, em empreendimentos residenciais. Em São Paulo, o edifício corporativo Birmann 32 conta com elevadores que percorrem 7 metros por segundo.
Comparativo de elevadores residenciais:
One Tower – FG Empreendimentos – TK Elevator – 5 metros por segundo
Boreal Tower – FG Empreendimentos – Atlas Schindler – 5 metros por segundo
Infinity Coast– FG Empreendimentos – TK Elevator – 4 metros por segundo
Epic Tower– FG Empreendimentos – TK Elevator – 3,5 metros por segundo
Eleganza Tower – FG Empreendimentos – Atlas Schindler – 3 metros por segundo