Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o CineAmar é uma opção para quem gosta de assistir a filmes sem sair de casa. Originalmente criado para ser um cineclube presencial, o CineAmar foi adaptado para sessões a distância em razão da pandemia de Covid-19.
O CineAmar é um canal on-line com 12 sessões gratuitas de filmes de diferentes nacionalidades, formatos e duração. As exibições começaram em dezembro de 2020 e vão até junho de 2021 (veja abaixo como funciona para acessar as sessões).
O primeiro ano do CineAmar apresenta filmes que narram histórias ligadas à terceira idade, como “Abrindo as Janelas do Tempo”, de Santiago Asef, e outros que apresentam fábulas com personagens marcantes como “Valentina”, de André Gevaerd, e “Garoto VHS”, de Carlos Daniel Reichel.
O projeto do cineclube tem apoio do Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-Americano (CICAL) e Círculo Argentino de Santa Catarina (CASC).
Como funciona:
1 – Para começar, basta você se inscrever no endereço https://www.cicalbc.com/cineamar e fazer a inscrição para receber o login de acesso e link para a plataforma de exibição dos filmes;
2 – Na plataforma, você terá acesso a uma vitrine de longas, médias e curtas-metragens, dublados ou legendados;
3 – Um vídeo de apresentação explica em detalhes o funcionamento do cineclube on-line;
4 – Antes do início de cada filme, será exibido um breve vídeo apresentado por Matheus H. Camilo, que faz uma introdução estimulando o espectador no contexto artístico em que o filme se encontra. Ao fim do filme, outro pequeno vídeo convida o público a refletir sobre questões levantadas pelo filme. O espectador poderá interagir por meio de comentários na própria plataforma.