Recentemente o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, assinou o contrato do alargamento da praia Central da cidade, obra na ordem de R$66,8 milhões e que impactará todos os setores da economia na cidade. Um dos segmentos que já comemora é o da construção civil, que, mesmo com a pandemia, manteve seu ritmo acelerado, projetando a cidade e atraindo cada vez mais investimentos. Estudos referentes a cases similares foram realizados pelo Appraisal Institute, nos Estados Unidos, com o case das praias de Garden City e Surfside Beach, na Carolina do Sul, concluindo que a cada 10% de aumento na largura de uma praia, o valor dos imóveis pode crescer até 2,6%. Segundo esse cálculo, duplicar a largura de uma praia como se pretende fazer em Balneário Camboriú traria valorização imobiliária de 26%.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que até março o canteiro de obras esteja pronto e obra de dragagem possa ser iniciada.
Para o diretor de mercado e marketing da FG Empreendimentos, a obra vem para preencher uma lacuna na cidade e potencializará novos investimentos, nas mais diferentes áreas. “O mercado da construção civil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, posicionando Balneário Camboriú na rota de grandes investimentos, como foi o caso da FG Big Wheel e de tantos outros equipamentos que estão contribuindo para o crescimento da região. Com o alargamento da faixa de areia, teremos um atrativo a mais para posicionar a cidade e atrair cada vez mais capital para a região”, pondera Baron.
Para os próximos dois anos, segundo o presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola, a empresa projeta lançamentos na ordem de três bilhões de reais, em Balneário Camboriú trazendo empreendimentos surpreendentes, que deixarão o skyline de Balneário Camboriú ainda mais impressionante, com projetos que prometem desafiar a engenharia civil, pela sua imponência e diferenciais.
A obra de reestruturação da Praia Central de Balneário Camboriú é esperada há décadas e visa proteger a praia e retornar a faixa de areia original dos anos 1950. Em 2001 foi feito plebiscito que teve ampla aprovação da comunidade em relação a esta obra. Com o alargamento será possível a implementação posterior de novos equipamentos turísticos ao longo da orla.
Dados da Recuperação da faixa de areia da Praia Central
Objetivo é devolver à orla as mesmas condições que tinha no passado.
Volume de areia estimado: 2, 155 milhões de metros cúbicos.
Média de metragem de largura da praia: 70 metros, atualmente tem 25m.
Tamanho da Praia Central: 5,8 km.
Areia a ser utilizada: jazida a 15 km da costa.
Prazo previsto da obra: de seis a nove meses.