Acompanhamento odontológico de pacientes internados no Centro Municipal de Tratamento de Covid-19, em Balneário Camboriú, é inédito na região e desde sua implantação, em agosto do ano passado, já atendeu 158 pacientes em 373 consultas. O atendimento é feito por equipe do Centro Municipal de Especialidades Odontológicas (CEO).
“Buscamos dar aqui na Saúde de Balneário Camboriú o atendimento que nossa população, e mesmo pacientes da região, merecem, especialmente num momento delicado pelo qual passamos que é este de epidemia. Montamos ainda em março do ano passado um centro de atendimento exclusivo para Covid-19, um laboratório para exames também exclusivo, e mantivemos montados os 30 leitos de UTI dedicados a esta doença mesmo quando os números diminuíram. Esse cuidado com o tratamento odontológico dos pacientes internados é mais uma ação dentre outras muitas que os competentes e dedicados profissionais de saúde da nossa rede municipal tem dedicado às pessoas que necessitam”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.
O programa de acompanhamento conta com um odontólogo que higieniza a cavidade bucal dos pacientes entubados, além de orientar e auxiliar os internados, com objetivo de amenizar a evolução da doença. Estes cuidados são fundamentais durante a hospitalização e são realizados diariamente (de segunda a sábado), pois ajudam a prevenir a pneumonia aspirativa provocada por ventilação mecânica.
Outros serviços realizados pelo profissional são extrações, curativos e restaurações, quando necessários, diminuindo focos infecciosos. Também é feito um treinamento de capacitação com as técnicas de enfermagem, para auxiliar nos cuidados bucais.
“Esta é, sem dúvidas, uma ação que está ajudando a salvar muitas vidas. Mais um serviço exclusivo ofertado por nosso município, que mostra nosso atendimento de excelência”, destaca a coordenadora do Centro de Odontologia do município, Priscilla Teixeira.