Espetáculos de dança, oficinas, mostra coreográfica e atividades interativas integram a programação da III Semana da Dança de Balneário Camboriú, que começa nesta quinta-feira (02), no Teatro Municipal Bruno Nitz. O evento segue até sábado (04) e tem entrada gratuita.
Contemplada com recursos da Prefeitura, por meio do edital de apoio a eventos da Fundação Cultural, a III Semana da Dança é realizada pela Câmara Setorial da Dança de Balneário Camboriú.
O evento reúne sete grupos da cidade, que movimentam a programação com ações, apresentações e oficinas gratuitas para profissionais da dança, artistas e público em geral. A abertura é às 20h, com o espetáculo Pátria Pampa, do grupo artístico Charruas, o qual exibe danças do folclore gaúcho e latino. Em seguida, o grupo Prima Ballerina leva ao palco o segundo ato do balé clássico “O Quebra-Nozes” (confira a programação completa abaixo).
“O evento tem como objetivo fomentar e difundir a dança na cidade, contribuindo para a formação de plateia, profissionalização dos artistas da cidade e democratização do acesso à cultura. Além disso, o intercâmbio entre artistas, bailarinos, estudantes, coreógrafos e diretores agrega ações de formação em dança”, diz o bailarino, coreógrafo e proponente da Semana da Dança no edital de apoio a eventos, Fernando Dalla Nora.
Agende-se
O que: III Semana da Dança de Balneário Camboriú
Quando: de quinta-feira a sábado (02 a 04)
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com rua 300 – Centro, Balneário Camboriú)
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Programação
Quinta-feira (02)
– 20h:
Espetáculo “Pátria Pampa”, com o grupo artístico Charruas
O espetáculo é baseado no folclore gaúcho e latino. Possui coreografias com evolução distintas, mostrando com a dança um pouco da cultura do sul do continente.
Espetáculo “O Quebra-Nozes” (2° Ato), com o grupo de dança Prima Ballerina
O balé narra um conto de Natal. Clara recebe de seu padrinho um boneco quebra-nozes e sonha que o boneco ganha vida. Eles viajam pelo país das neves e chegam ao castelo da Fada Açucarada. Ao acordar, Clara percebe que tudo não passou de um sonho.
Sexta-feira (03)
– 10h às 12h: Oficina “A Luz e a Dança”, com Diego Hernández (SC)
– 18h: Ações e interação de dança em frente ao Teatro, com Elit Unit e Waldir Coral Cia de Dança
– 20h: Mostra coreográfica
Elit Unit
Núcleo Corpóreo
Grupo Artístico Charruas
Grupo de Dança Adriana Alcântara
Grupo Vida
Grupo de Dança Prima Ballerina
Waldir Coral Cia de Dança
Seguido de bate-papo direcionado pelo grupo Vida.
Sábado (04)
– 13h às 15h: Oficina “Dança e Cartografia de um Corpo Sonoro”, com Babi Fontana (RJ)
– 19h
Projeto “Instalação Compartilhada”, com o grupo de dança Núcleo Corpóreo
O projeto reunirá quatro artistas que vão levar diferentes formas de se expressar, unindo, expondo e compartilhando o trabalho individual de cada um, configurando um ambiente instigante e que aproxime a relação dos artistas com o público. O projeto é uma produção coletiva e investigativa de dança contemporânea e performance em relação com música, moda, arte visual, audiovisual e fotografia. A ação ocorre no hall de entrada do Teatro Municipal Bruno Nitz.
Espetáculo “Perto da Noite”, com o grupo de dança Adriana Alcântara
O espetáculo retrata de forma poetizada a relação do ser humano com a noite e seus envolvimentos. Situações, lugares, lembranças e desejos compõem as cenas e transições pelo espaço cênico, criando ideias que podem se passar no imaginário de cada um.