Visando potencializar um novo eixo econômico para o município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camboriú, em parceria com a Epagri, Associação Acolhida na Colônia, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUCAM) e Secretaria da Agricultura, desenvolveu um roteiro de agroturismo, que tem como objetivo atrair e receber visitantes em propriedades rurais de Camboriú, valorizando assim a agricultura familiar, preservando o meio ambiente e primando pela qualidade dos produtos produzidos. A gastronomia, com pratos elaborados com ingredientes locais, também é um atrativo a mais para os visitantes.
“Nos últimos anos o município vem organizando e investindo para potencializar esse novo nicho econômico em Camboriú, que tem como objetivo aquecer a economia local e valorizar o artesanato e cultura da família no campo”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo César Gervásio.
De acordo com a diretora de Turismo, Karla Camargo, seis propriedades fazem parte do projeto Acolhida na Colônia, que tem como o objetivo fortalecer e divulgar as propriedades e o município. “A proposta é a criação de uma rota turística que valorize as propriedades e as belezas naturais do interior da nossa cidade, dessa forma contemplará várias famílias da área rural e ao mesmo tempo aumentará o nosso potencial turístico. Camboriú possui lugares belíssimos, com infraestrutura para hospedagem e experiência com a natureza e alimentação saudável ”, ressalta.
Os locais participantes já passaram por algumas capacitações específicas. O roteiro contempla experiências em pousadas coloniais, atividades para crianças, restaurantes, café e armazéns coloniais, trilhas, campings, banhos de rio e cachoeira, além do que os visitantes ainda podem desfrutar de uma ampla agroindústrias familiar, educação ambiental, agroecologia e culinária tradicional.
Conheça os locais:
– Espaço Rural Clarear é um ambiente acolhedor e tranquilo, com estrutura de hospedagem para realização de cursos em desenvolvimento humano, retiros, treinamentos, confraternizações e atividades voltadas ao turismo rural. Oferece uma alimentação saudável (opção vegetariana). O ambiente rural simples e rustico em meio à mata atlântica, é contornado por um rio com cascatas e recantos floridos por onde passa uma trilha ampla e segura. O local, considerado um Espaço Educativo, também é composto por pomar, horta, pequenas plantações, e mantém uma casa centenária da família de imigrantes italianos.
– Espaço Rural Panaceia encontra-se em uma mancha verde, com uma altitude elevada, proporcionando uma excelente vista, inclusive do mar. Possui diversas nascentes da Bacia do Rio Camboriú e tem grande parte de sua área verde preservada junto ao Projeto Produtor de Água. Seu diferencial é no quesito aventura já que possui cachoeiras próximas, além de um paredão para escalada e rapel de 40 metros, a qual possui uma caverna em sua base. As diferentes técnicas aplicadas proporcionam uma imersão pedagógica de aprendizagem, além de possuir uma gastronomia natural com uma alimentação 100% a base de vegetais. O espaço possui lugar para acampamento e opção de hotel.
– GlasHaus é uma casa de campo que oferece uma vivência familiar. Com um charmoso chalé para hospedagem, cheio de nostalgia, onde há um atelier de arte e um minimuseu com memórias de família e garimpos. Serviços de Hospedagem / Day Use, Chá no Jardim e picnic, Atelier de Arte, Conexão com a Natureza, vivencia familiar
– Via Domini é um espaço que vende produtos artesanais produzidos pela agroindústria familiar. As linguiças, os defumados e todo sabor que vem da colônia em um só lugar.
– Costa Rosa é um refúgio na Mata Atlântica catarinense que atende seus clientes aos finais de semana com café especial e deliciais naturais. Conta também com acomodação em uma pousada, onde pode-se desfrutar de trilha, área para descanso e piscina natural. A atividade mais frequente no sítio é a produção de orgânico.
– Vivenda das Palmeiras é um refúgio em uma casa suspensa em pedras em meio a Mata Atlântica, que oferece ainda um café colonial diversificado, em um ambiente aconchegante e acolhedor, onde é possível saborear delicias da culinária local.