O Programa Bem Estar da Família recebeu, na última semana, o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o prêmio tem como objetivo reconhecer experiências exitosas na implementação de políticas familiares nos municípios.
Criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, o programa visa promover o bem-estar da família em cada curso de vida por meio de articulação das ações das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Cultura, Esporte e Meio Ambiente. Dessa forma, foi premiado com o segundo lugar da categoria Políticas de proteção social destinadas a famílias vulneráveis no contexto da pandemia Covid19.
“A prefeitura tem implementado diversos programas que vão ao encontro da melhoria da qualidade de vida do cidadão em diversos âmbitos. Acreditamos que é função da administração municipal esse olhar, esse cuidado com as pessoas que moram em nosso município. Ter essa política pública reconhecida é gratificante para todos que participam, equipes multidisciplinares de várias secretarias. Este prêmio nacional para o Programa Bem Estar da Família mostra que estamos no caminho certo. Estão todos os envolvidos de parabéns!”, comentou o prefeito Fabricio Oliveira.
A secretária Christina Barichello, destaca a importância do trabalho de todos os envolvidos. “Agradeço toda a equipe que não mediu esforços para atender a comunidade através desse programa que tem um olhar 360 graus sobre todas as famílias, ainda mais evidente agora durante este momento de pandemia, prestando todo o apoio emocional e socioassistencial, também realizando a entrega de kits de alimentos. Por isso, nos alegra e orgulha bastante o recebimento deste prêmio”.
Os critérios de avaliação para selecionar os vencedores foram: resultados e impactos na sociedade, condições de reprodução da iniciativa em outras localidades e o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle disponíveis. Estavam aptos para participação do prêmio municípios de pequeno, médio e grande porte de todas as regiões do país.